"Esta publicação contou com o financiamento da Capes e o apoio do Instituto Arte na Escola na edição e distribuição. O Instituto levará o livro aos Polos Arte na Escola, presentes em todas as regiões do Brasil. Por meio de convênios com universidades, instituições de ensino e de cultura, os Polos compõem a Rede Arte na Escola e oferecem ações de formação em arte para professores da educação básica".
Este livro reúne textos apresentados no II Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, realizado em abril de 2016 na Universidade de São Paulo. "Processos de criação na educação e nas artes", o tema escolhido para o evento, avança na discussão sobre questões relacionadas ao ato de criação didática de professores e de artistas, algo bastante caro a todos os integrantes do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, desde o seu surgimento. Desde então, seus componentes vêm intensificando e aprofundando estudos, pesquisas e ações educativas em torno desse e de outros temas relativos aos processos de ensino e aprendizagem da arte na contemporaneidade, resultando em dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos de conclusão de curso de graduação, projetos de extensão, pesquisas de iniciação científica, projetos educativos e projetos artísticos, um rico material que deu corpo às comunicações e oficinas realizadas no II Seminário e compõe este livro, organizado em quatro partes: - A Parte I, "Desafios e engajamentos da extensão universitária: reverberações", envolve pesquisas e práticas de extensã desenvolvidas na Universidade e em outros locais, voltados a diferentes públicos, sobretudo educadores. - Na Parte II, "Da prática educativa aos processos de emancipação", revelam-se os processos de criação e de própria formação de professores do Ensino Fundamental, Médio e Universitário, com foco no trabalho realizado em sala de aula. Nesse caso, diferentes linguagens da arte e procedimentos metodológicos caracterizam as pesquisas e as ações educativas registradas. - A Parte III, "Linguagens e espaços: sentidos partilhados", além de diferentes linguagens, como o seu nome anuncia, aborda as diversas possibilidades espaço-temporais dos processos de atuação de educadores artistas. - Na Parte IV, "Oficinas", são partilhadas as proposições oferecidas pelos integrantes do Grupo Multidisciplinar durante a realização do II Seminário, ocasião em que os participantes puderam vivenciar processos de criação relacionados aos temas das comunicações.
Romper a distância entre a Universidade e a escola é um dos propósitos do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, por isso a ideia de reunir estes textos todos em um livro, possível apenas em virtude do financiamento da Capes e da colaboração do Instituto Arte na Escola, parcerias sem as quais professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino do Brasil não teriam acesso a esta publicação.
A todos, desejamos uma excelente leitura!
Sumaya Mattar e Alberto Roiphe
Para acessar o livro, clique aqui: site