Sala de Leitura
Monografias e Teses

As Monografias e teses aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Ações educativas em museus: uma reflexão sobre arte-educação

Nível: Doutorado, 2006
Universidade: Universidade Paulista
Como a arte é uma prática educativa que revela a concepção de várias formas da cultura universal. Aprender arte se tornou um tema bastante passível de discussões no cenário educacional brasileiro. Até o surgimento da Metodologia Triangular para o ensino de arte, os parâmetros que as Escolas seguiam estavam pautados num ensino de arte neoclassicista, que valorizava o saber manual, resumindo para as escolas primárias e secundárias apenas o ensino do desenho. Esse enfoque no ensino do desenho era considerado mais uma forma de escrita que uma arte plástica. Entre as décadas de 50 e 60, com o surgimento da Escola Nova a proposta para o ensino de arte se transformou num deixar fazer, como reflexo de uma idéia de processo artístico que brotava do aluno e pouco acrescentava em termos de aprendizagem (Martins, 1998). Desde a década de 80, Ana Mae Barbosa, pioneira do assunto no Brasil, tentou explicar as relações da Arte com a Educação. Precisamente no ano de 1982, Ana Mae sistematizou e organizou o que chamou de Metodologia Triangular para o ensino de arte. Uma proposta gerada a partir de vários estudos e pesquisas em diversos países como México, Inglaterra e Estados Unidos. Esta metodologia a princípio interpretada erroneamente nas Escolas, mas na insistência dos estudos e em várias publicações, a autora se fez entender, e atualmente o ensino de arte ganhou um significado mais inteligente. Os museus são componentes primordiais para a arte-educação, como a arte pode assumir diversos significados os museus são espaços culturais nos quais encontramos os vários significados expressos pelos artistas, em múltiplas dimensões culturais. Aplicar a idéia de uma educação voltada à prática da Arte e visitação aos Centros Culturais e Museus. Tornam-se relevantes as várias formas de expressão artística que revelam aos educandos a História da Cultura Universal.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Josiane Alves Ferreira, 21:21 - 27/05/2013
    Muito bom. Interessante conhecer a visão do museu sobre a práxis da Abordagem Triangular da arte/educadora Ana Mae Barbosa...É importante e necessário pensar como trabalhar museu em cidades pequenas que não possuem museus. Como fazer?

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie sua monografia

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar sua tese

Filtrar monografias e teses

Ver todas as monografias