Sala de Leitura
Monografias e Teses

As Monografias e teses aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

A utilização da improvisação como estratégia no ensino da guitarra flamenca

Nível: Mestrado, 2012
Universidade: Universidade de São Paulo
Baixar arquivo em PDF

A presente pesquisa trata da utilização da improvisação como recurso didático para o ensino e aprendizagem da guitarra flamenca possibilitando ganhos qualitativos na técnica instrumental, na percepção e na interatividade nas aulas e apresentações coletivas. A proposta metodológica teve como suporte teórico proposições de Hans-Joachim Koellreutter, Teca Alencar de Brito, Rogério Costa, Chefa Alonso e Vinko Globokar na área de educação musical e práticas de improvisação e Pierre Schaeffer referente à escuta do objeto sonoro. Na pesquisa de campo, foram realizadas aulas experimentais com um grupo de alunos compostas por atividades de improvisação, conteúdos da música e técnica da guitarra flamenca, além de questionários.

Comentários Deixe o seu comentário

  • André Luiz, 17:54 - 21/02/2014
    Sendo o violão um instrumento extremamente rico em suas potencialidades e tão relegado do seu verdadeiro lugar de direito, é de se admirar uma tese com esse teor. Sr. Fábio, parabéns pelo excelente trabalho, gostei muito do que li.
  • Fabio Sardo, 16:25 - 03/09/2014
    Oi André, O violão realmente tem uma grande importância na história da nossa música e felizmente podemos observar que é crescente o número de pesquisas relacionadas ao violão. Muito obrigado e um abraço.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie sua monografia

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar sua tese

Filtrar monografias e teses

Ver todas as monografias