Sala de Leitura
Monografias e Teses

As Monografias e teses aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Saberes privilegiados e saberes excluídos: análise da seleção cultural realizada pelos professores na disciplina de Arte do Ensino Fundamental, na rede municipal de ensino de Curitiba

Nível: Mestrado, 2012
Universidade: Universidade Tuiutí do Paraná
Baixar arquivo em PDF

Esta dissertação é resultado de uma investigação realizada com professores de Arte do segundo segmento do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Teve por objetivo analisar a seleção cultural realizada pelos professores na organização dos conteúdos a serem ensinados na disciplina de Arte, na Rede mencionada. Para o desenvolvimento de tal estudo, contou-se com um aporte teórico que introduz os três conceitos que fundamentam a presente pesquisa. São eles: Cultura, Educação e Currículo. Tais temas foram abordados à luz de autores selecionados no sentido de apontar diferentes maneiras de compreensão e apropriação dos mesmos no contexto escolar, além de subsidiar a discussão referente à tradição seletiva e à constituição dos saberes escolares. Inicialmente, de forma ampla; posteriormente, passando a delimitar a disciplina de Arte. O trabalho de campo foi desenvolvido por meio de questionários e entrevistas realizadas com os sujeitos da investigação e pela análise documental, tendo em vista a abordagem qualitativa. Ao final do trabalho investigativo, considera-se que a seleção cultural pode ser compreendida como um processo que se desenvolve em diferentes níveis de decisão. No entanto, as decisões atribuídas aos professores são consideradas importantes e responsáveis pela mediação entre os alunos e a arte. A contribuição desta investigação pode ser apontada particularmente quanto à possibilidade que se concretizou de compreender as relações que os professores estabelecem com os conteúdos de ensino da disciplina de Arte, a organização do ensino conforme as perspectivas apresentadas e a valorização da disciplina no contexto da contemporaneidade.

 

Palavras–chave: Educação. Saberes escolares. Seleção cultural. Conteúdos. Ensino de Arte.

 

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie sua monografia

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar sua tese

Filtrar monografias e teses

Ver todas as monografias