Sala de Leitura
Monografias e Teses

As Monografias e teses aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

A difusão do projeto arte na escola: um estudo sobre a prática das professoras e professores nas escolas públicas de Florianópolis

Nível: Mestrado, 1996
Universidade: Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Curso de Mestrado em Educação
Baixar arquivo em PDF

Este trabalho tem como objetivo estudar a situação do ensino de artes, como conteúdo curricular, em escolas públicas de primeiro e segundo graus de Florianópolis. A delimitação do objeto de estudo foi desenvolvida através da análise do Projeto Arte na Escola, projeto este disseminador de um novo paradigma para o ensino da arte através da difusão da metodologia Triangular. Este objeto direcionou para a formação do professor, na hipótese primeira de que esta se constitui a categoria-chave de entendimento e desvelamento das relações da teoria com as práticas educativas.

O referencial teórico básico apoiou-se principalmente em Pierre Bourdieu, selecionando os conceitos de hábitus, capital cultural aplicados ao campo da arte-educação.

Para este estudo, optamos por desenvolver uma pesquisa empírica, que resultou na aplicação dos conceitos teóricos que citamos acima, na análise dos dados obtidos através de vários instrumentos metodológicos.

Este estudo constata que há necessidade de insvestimento na educação destes profissionais, pois sua formação, seu hábitus, suas condições de trabalho e o desprestígio dos campos - escolar e artístico - nos quais atuam são fatores importantes da fragilização frente à nova metodologia, em contrapartida estes educadores demonstram se encontrarem sensíveis às mudanças que se fazem necessárias para uma prática mais consistente, na superação do laissez-faire, que caracterizou a prática desta disciplina ao longo dos anos.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie sua monografia

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar sua tese

Filtrar monografias e teses

Ver todas as monografias