Sala de Leitura
Monografias e Teses

As Monografias e teses aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Leitura de obras de arte - um processo aberto de aprofundamentos contínuos: entradas e enigmas do imaginário surrealista

Nível: Especialização, 2014
Universidade: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium
Baixar arquivo em PDF

O ensino da Arte no processo pedagógico amplia o mundo expressivo, cognitivo e perceptivo do aluno e a leitura de imagem, nesse processo, desenvolve a habilidade de ver, julgar e interpretar uma imagem, dentro de seu contexto histórico, social, político e cultural. Levando em conta a importância da compreensão dos códigos para o entendimento das mensagens contidas nas imagens, este artigo busca relatar os resultados do projeto de pesquisa desenvolvido com alunos do 5º ano do ensino Fundamental, da EMEF Professor João Geraldo Iori. Esta proposta teve como principal objetivo instigar no aluno a criação de uma atitude poética e crítica, por meio de leituras contínuas, levando-o a buscar pistas e a decifrar enigmas do imaginário surrealista.


PALAVRAS-CHAVE: Arte; leitura de obras de arte; imaginário surrealista.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie sua monografia

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar sua tese

Filtrar monografias e teses

Ver todas as monografias