Sala de Leitura
Monografias e Teses

As Monografias e teses aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Interconexões entre a complexidade e o fazer docente: formação continuada e tecnologias digitais em educação a distância

Nível: Doutorado, 2013
Universidade: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação
Baixar arquivo em PDF

O presente estudo partiu do interesse de identificar quais são as ações necessárias, em um ambiente virtual de ensino e de aprendizagem, para capacitar um professor de arte a fim de que ele possa ser entendido como um sujeito complexo. Observando a atual sociedade e este aluno digital (homo zappiens) que se apresenta, o professor contemporâneo tem que atender necessidades, referentes a conteúdo e métodos, que vão além da própria estrutura curricular vigente. O ensino tradicional não consegue, pela sua estrutura linear, abarcar tais elementos de maneira coerente. Encontra-se no paradigma da complexidade, base teórica para desenvolver estes processos, o espaço para mudança, e podemos vinculá-la à inovação, criatividade, transdisciplinaridade, flexibilidade. A complexidade, sob o aspecto da formação, indica não simplesmente buscar respostas, mas também perceber os novos desafios que surgem. Um ser-professor aberto a uma perspectiva dialógica na busca de autonomia dentro do seu fazer docente. Para tal, a pesquisa traz o paradigma da complexidade e o sujeito complexo, descritos por Morin, e conceitos de Bakhtin, fazendo interlocuções com a arte, tecnologia e educação. Considerando o pensamento complexo e o ser-professor que nesse mundo transita, este estudo faz referência aos campos: metacognição, resiliência, autonomia, subjetivação, criatividade, transdisciplinaridade, afetividade, cooperação e flexibilidade. A metodologia é de caráter qualitativo, com levantamento bibliográfico e pesquisa-ação. Foi analisado o material produzido através do curso a distância oferecido para professores de arte atuantes na rede pública de ensino, pertencentes à região sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Pretende-se que os resultados obtidos sirvam como aliados dos professores de arte que atuam na educação básica, para que estes se reconheçam e atuem como sujeitos complexos e enriqueçam suas práticas com o auxilio das tecnologias digitais.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie sua monografia

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar sua tese

Filtrar monografias e teses

Ver todas as monografias