SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Arte na Escola Cidadã mapeia, reconhece e valoriza projetos em Arte desenvolvidos em todo o país.

Hoje, o Brasil tem mais de 500 mil professores lecionando Arte no Ensino Formal*. O Prêmio tem a missão de incentivar esses professores, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar estudantes, cidadãos e comunidades.
Fonte: Censo da Educação Básica /Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

QUEM PODE PARTICIPAR:

Professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nas aulas de Arte envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança). Os projetos devem ter sido realizados entre 2019 e 2022, em escolas de educação formal, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

Pode se inscrever como proponente o professor autor ou, em caso de projetos coletivos, apenas um representante da equipe de professores autores. Em qualquer um dos casos, o professor inscrito deve ser o responsável por ministrar as aulas de Arte.

Não é necessário que este professor tenha formação em uma licenciatura em Artes, ou qualquer uma das suas linguagens específicas, mas que ele seja o responsável por essa disciplina na escola. No caso de professores da Educação Infantil, é necessário que esse autor tenha usado a arte para o desenvolvimento de alguma habilidade específica em sala de aula, uma vez que entendemos que esse grau de instrução ainda não possui na grade curricular a disciplina Arte, em separado.

COMO:

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site: artenaescola.org.br/premio.

Todos os inscritos – independentemente de serem premiados ou não –  receberão um Material Educativo Digital e acesso a um (Per)curso online, produzidos a partir do livro Angola Janga, de Marcelo D’Salete, focado especialmente em práticas educativas para a sala de aula.

QUANDO:

As inscrições aconteceram de 11 de maio até o dia 11 de junho de 2023.

QUEM É PREMIADO:

Professores responsáveis pela disciplina “Arte” em suas escolas, ou que tenham usado a arte como desenvolvedora de habilidades específicas, como no caso da Educação Infantil, e as respectivas escolas onde o projeto foi realizado.

Categorias do Prêmio

EI

EF1

Ensino Fundamental 1
(1º ao 5º ano)

EF2

Ensino Fundamental 2

(6º ao 9º ano)

EM

(1º, 2º e 3º ano)

EJA

Educação de Jovens e Adultos

PREMIAÇÕES

Valor em dinheiro

Cada professor vencedor será premiado com R$10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro.

CERTIFICADO

Tanto os professores vencedores quanto suas escolas recebem certificado de premiação.

DOCUMENTÁRIOS

Serão realizados cinco documentários sobre os projetos vencedores, envolvendo os professores autores e as escolas onde os projetos foram desenvolvidos.