O Instituto Arte na Escola e o Polo Arte na Escola – UFPI convidam a comunidade acadêmica, educadores, artistas, estudantes e o público em geral para participar do Programa de Formação de Agentes Multiplicadores, uma ação composta de palestras, oficinas e debate que pretendem impactar positivamente na formação dos professores de arte e agentes culturais brasileiros.
Durante dois dias, esperamos vocês para participar da programação pensada pelo Polo Arte na Escola – Ufpi, diante das demandas dos arte-educadores da região. As atividades serão realizadas no modo presencial em vários pontos da Universidade.
A programação é composta de atividades que propõem compreender a sala de aula como um espaço vivo de trocas, onde os conhecimentos não seguem trajetórias fixas, mas se constroem em rede, entrelaçando linguagens, territórios e experiências. A arte, nesse cenário, atua como catalisadora de sentidos, potencializando o ensino ao dialogar com o sensível, o imaginário e o contexto sociocultural.
O Programa de Formação de Agentes Multiplicadores tem a realização do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e do Instituto Arte na Escola através da Rede Arte na Escola, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, BIC, copatrocínio da Pragma e Bradesco, e apoio da Universidade Federal do Piauí.
📣 PARTICIPE!
As atividades são gratuitas e abertas ao público.
📍 Local de todas as atividades: Universidade Federal do Piauí,
📧 Contato: [email protected]
🎓Todos os inscritos serão certificados
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO
*Período de inscrições: de 03 de junho a 02 de julho.
**Atenção: as vagas das oficinas estão sujeitas a lotação e o critério de seleção será por ordem de inscrição.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
🗓️ 01/07/2025 | TERÇA-FEIRA | ⏰ 9h00
📍 LOCAL: Sala de vídeo (CCE/UFPI);
🎭 Formação: O professor-artista: cruzamentos de saberes e fazeres na prática docente em Arte
👤 Caio de Sousa Feitosa (Caio Feitosa) – Mestrando em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Curador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. CEO da Rizoma Projetos Culturais. Autor de mais de 40 trabalhos, entre artigos, palestras, curadorias, cursos e oficinas.
📝Ementa: A formação tem caráter teórico-prático-dialógico, e terá três momentos. O primeiro, teórico-dialógico, abordará os cruzamentos de saberes e fazeres nas práticas do professor-artista, a partir do artigo “A Lenda do Cabeça-de-Cuia: uma reescrita ciborgue”. No segundo momento, será lançada uma proposição aos participantes, divididos em equipes de trabalho, para a ressignificação da lenda do Cabeça-de-Cuia. No terceiro ocorrerá a partilha das produções realizadas. Objetivos: divulgar a lenda local; incentivar práticas criativas e sustentáveis na docência. Público alvo: professores e estudantes de Artes Visuais.
________________________________________________________________
🗓️ 01/07/2025 | TERÇA-FEIRA | ⏰ 15h00
📍 LOCAL: Auditório Profa. Salomé Cabral (CCE/UFPI);
🖍️Palestra: Relações entre Arte e Arquitetura piauienses: processos de criação artística como reflexos da cidade, da localidade e da regionalidade.
👤 Prof. MSc. Paulo Castelo Branco de Vasconcellos (Paulo Vasconcellos) – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1979); Especialista em Marketiing pela Faculdade SENAC São Paulo; Mestrado em Ciências da Cidade pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É professor da Universidade Federal do Piauí.
📝Ementa: A palestra será desenvolvida com projeção de imagens, acerca das relações entre Arte e Arquitetura piauienses, apontando os processos de criação artística como reflexos da cidade, da localidade e da regionalidade. Objetivos: Apresentar as relações entre Arte e Arquitetura piauienses apontando processos de criação artística como reflexos da cidade, da localidade e da regionalidade. Público alvo: professores e estudantes de Artes Visuais.
_________________________________________________________________________
🗓️ 02/07/2025 | QUARTA-FEIRA | ⏰ 9h00
📍 LOCAL: Laboratório de gravura, sala 43 (DEA/CCE/UFPI);
🎨 Oficina: A Cultura popular piauiense como dispositivo de criação artística em gravura sustentável;
👤 Iolanda Costa Carvalho (Yolanda Carvalho) – Mestra em Artes, Patrimônio e Museologia UFDPar/UFPI (2021); Professora de Gravura do Departamento de Artes DEA/CCE/UFPI; artista selecionada no Projeto SESC Amazônia das Artes (2015); Premiada em três Salões de Artes Plásticas de Teresina (Gravura); Exposições regionais e participação em exposições internacionais: Polônia. Alemanha, Áustria, República Dominicana, Portugal e Peru; Ganhadora do “Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023”, na categoria Artes Visuais.
📝Ementa: A oficina será desenvolvida na modalidade artística de gravura sustentável (TetraPak), articulando criativamente a cultura popular piauiense com a sustentabilidade, através da reutilização deste material como matriz da gravura em metal. Os principais objetivos são: uso da cultura popular piauiense como dispositivo criativo; desenvolvimento de criação artística em gravura sustentável; incentivo de uso da gravura sustentável (TetraPak), como meio acessível na Educação Básica. Público alvo: professores e estudantes de Artes Visuais.
_________________________________________________________
🗓️ 02/07/2025 | QUARTA-FEIRA | ⏰ 15h00
📍 LOCAL: Auditório Profa. Salomé Cabral (CCE/UFPI);
🖼️ Palestra: Oralimagens: metodologia-epistêmica na docência em Artes Visuais;
👤Profa. Dra. Francilene Brito da Silva – Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestra em Educação pela UFPI. Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas RODA GRIÔ/GEAfro: Gênero, Educação e Afrodescendência; Coordenadora da pesquisa a Arte como Narrativa e Cuidado de Mulheres Afrodescendentes desde a Pandemia; Coordenadora do Programa de Extensão Arte, Ensino e Pesquisa: A Formação Docente e as questões de Gênero, Educação e Afrodescendência; Coordenadora da área de Arte do PIBID/UFPI. Desenvolve a metodologia-epistêmica intitulada Oralimagens, que trata da decolonização das narrativas orais e imagéticas aliadas à escrita.
📝Ementa: A palestra será desenvolvida com projeção de imagens e abordará o tema da metodologia-epistêmica na docência em Artes Visuais intitulada Oralimagens. Objetivos: Apresentar a metodologia-epistêmica das Oralimagens como possibilidade de ensino e de pesquisa no âmbito das Artes Visuais. Público alvo: professores e estudantes de Artes Visuais.
_____________
