O Instituto Arte na Escola e o Polo Arte na Escola – Unifesspa convidam a comunidade acadêmica, educadores, artistas, estudantes e o público em geral para participar do Programa de Formação de Agentes Multiplicadores, uma ação composta de palestras, oficinas e debate que pretendem impactar positivamente na formação dos professores de arte e agentes culturais brasileiros.
Durante dois dias, esperamos vocês para participar da programação pensada pelo Polo Arte na Escola – Unifesspa, diante das demandas dos arte-educadores da região. As atividades serão realizadas no modo presencial no auditório do Campus I da Unifesspa.
Com foco no atendimento de professores de arte do ensino formal, as atividades pretendem potencializar a reverberação de conteúdos nas mais variadas linguagens da arte e cultura brasileira contemporânea, para outras figuras intermediadoras de grande importância: professores de cursos livres (ensino não formal) e agentes culturais.
O Programa de Formação de Agentes Multiplicadores tem a realização do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e do Instituto Arte na Escola através da Rede Arte na Escola, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, BIC, copatrocínio da Pragma e Bradesco, e apoio da Universidade Federal Do Sul E Sudeste Do Pará.
📣 PARTICIPE!
As atividades são gratuitas e abertas ao público.
📍 Local de todas as atividades: Campus I – Unifesspa – Auditório, Folha 31, Quadra 07, Lote Especial, s/n.º – Nova Marabá, Marabá – PA
📧 Contato: [email protected]
🎓Todos os inscritos serão certificados
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO
*Período de inscrições: de 17 de maio a 17 de junho.
**Atenção: as vagas das oficinas estão sujeitas a lotação e o critério de seleção será por ordem de inscrição.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
🗓️ 16/06/2025 | SEGUNDA-FEIRA | ⏰ 9h00
🎭 Palestra: “As aventuras de Curimã nas terras de Veriana: uma experiência em mediação territorial de arte e educação”
👤 Josimar Olavo Dantas – Artista, Educador, Técnico em Gestão e Mediador Cultural. Possui larga experiência e formação continuada na área artística – teatro, música e literatura, com uma produção literária, musical e teatral construída há 39 anos. Atua também na área da produção, gestão, formação e mobilização cultural em instituições da sociedade civil, prefeituras, estados, Ministério da Cultura e UNESCO. Mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena e graduado em Letras pela UFRN; atualmente professor de Língua e Literaturas na Escola Anísio Teixeira e Coordenador de Educação e Cultura no Sesc em Marabá.
📝Ementa: A palestra apresentará a importância da pesquisa e difusão de modos de atuação de profissionais do interior do Pará que desempenham o papel de mediadores e mediadoras territoriais nos lugares onde vivem e atuam, através da criação de ações de arte, educação e cultura na perspectiva de se construir um território-abrigo a partir de uma poética educativa; enfatizará essa construção poético-político-pedagógica daquilo que o pesquisador-palestrante chamou de Veriana.
__________________________________________________________________________________________
🗓️ 16/06/2025 | SEGUNDA-FEIRA | ⏰ 14h00
🎨 Oficina: “O professor-artista-pesquisador: saberes e fazeres”
👤 Profa. Ma. Bruna Soares do Vale – Licenciada em Artes Visuais – ICA, pela Universidade Federal do Pará em 2019, seguida por um mestrado em Antropologia da Arte – PPGA, na mesma instituição em 2023. Como artista-pesquisadora, sua prática abrange a fotografia, pintura, o desenho e a escrita, explorando a interseção entre expressão artística, a pesquisa e criação em artes.
📝Ementa: A oficina propõe uma formação voltada a educadores, artistas e estudantes interessados nos cruzamentos entre arte, ensino e pesquisa. Com duração de 3 horas, será dividida em dois momentos complementares: o primeiro dedicado à partilha de referências e experiências de artistas e pesquisadores que atuam na interseção entre arte e educação; o segundo, uma imersão prática na atividade “O que me costura?”, onde os participantes serão convidados a investigar suas trajetórias, afetos e interesses que atravessam suas práticas docentes e criativas. Os materiais utilizados serão: folhas de papel (sulfite ou reciclado), lápis e fios de linha, lã ou barbante.
__________________________________________________________________________________________
🗓️ 17/06/2025 | TERÇA-FEIRA | ⏰ 9h00
💻 Palestra: “Arte, ciência e tecnologia contra-colonial: disposições da arte em um mundo em emergência climática”
👤 Dr. Teófilo Augusto da Silva – Professor de Arte e Tecnologia da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Artista Computacional, Coordenador do Media Lab/Unifesspa, Pesquisador do Media Lab/BR, Doutor em Artes Visuais (Arte e Tecnologia) pela UnB, Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF-Darcy Ribeiro, Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFES.
📝Ementa: Em um mundo sob emergência climática, em que diversas atividades humanas são vistas como essenciais para a sobrevivência, a Arte é vista como supérflua. Contudo, em oposição a isso, vemos a reflexão artística como ponto fundamental na busca por novas possibilidades de viver em um mundo em constante mudança. A aproximação com outros saberes (Ciência) e a aplicação das Tecnologias da Comunicação e da Informação serão pontos essenciais nessa luta pela sobrevivência que também é uma luta contra-colonial já que na dinâmica comercial atual continua a se reforçar a situação dos países do Sul Global como fornecedores de matérias-primas, com o extrativismo não apenas corroendo nossas terras, mas também nossas informações e nossas produções culturais pelo meio digital. Sendo assim, essa palestra procura apresentar as características desse novo mundo e as ações que nós como professores e fazedores de cultura podemos tomar para nos contrapormos à essa prática predatória colonialista.
__________________________________________________________________________________________
🗓️ 17/06/2025 | TERÇA-FEIRA | ⏰ 14h00
🌀 Formação: “Labirintos da Fauna”
👤 Vitória Barros – Residente em Marabá-PA, a Geógrafa e Artista Visual Vitória Barros, desenvolve seu trabalho utilizando várias linguagens como pintura, escultura, instalações e intervenção urbana. A essência do seu trabalho está nas cores fortes e vibrantes da natureza, assunto recorrente em seus trabalhos, com participações e premiações no Arte Pará, Salão Unama de Pequenos Formatos, Clube de Artistas e outros.
📝Ementa: Através da série LABIRINTOS DA FAUNA, a artista se coloca como porta-voz dos animais da mata ciliar, atraindo olhares sensíveis para esse berço de biodiversidade palco de tão dramáticos acontecimentos que fogem ao conhecimento e interesse do cotidiano e dos interesses urbanos, mas carece de zelo da população que tanto se beneficia desse santuário que faz parte da beleza nativa Tocantina/Amazônica.
__________________________________________________________________________________________
